03/06/2021 - Por: G1 - Globo.com

Infelizmente, a morte precoce do prefeito de São Paulo, Bruno Covas, em função de um câncer nos traz reflexões sobre as causas e até o comportamento frente a essa doença tão devastadora para alguns pacientes. E ao refletir, observamos que vários estudos científicos recentes demonstraram que o passado ativo, esportivo ou só recreativo, de pacientes que desenvolvem algum tipo de câncer faz diferença no tratamento e até na evolução dessa doença em boa parte dos casos. É do conhecimento das pessoas, ainda, que quando um câncer é descoberto precocemente, a chance de sucesso na cura é elevado.

Isso tem sido uma verdade animadora. Cada tipo de câncer tem suas características de evolução e em alguns deles a cura chega a entre 95% e 98%. Fatores genéticos têm hoje grande importância para alguns tumores malignos, e com essa informação pode-se prevenir algumas surpresas em determinadas famílias. Sabemos que certos canceres têm maior frequência em determinadas famílias e isto pode ser rastreado e corrigido.

Os hábitos de vida ainda afetam o maior risco de aparecimento de certos tipos de tumores malignos, como por exemplo:

  1. O sedentarismo facilita o surgimento de câncer de intestino, de próstata e de mama, segundo pesquisas recentes;
  2. O tabagismo facilita o aparecimento do câncer de pulmão, da boca, da língua e de bexiga;
  3. Os erros alimentares, principalmente a ingestão excessiva de gorduras por longos anos, facilitam o surgimento de câncer do aparelho digestivo;
  4. A exposição ao sol sem proteção facilita o surgimento de cânceres de pele;
  5. A vacinação de jovens contra HPV reduz a incidência principalmente de câncer de colo de útero entre as mulheres;
  6. Consultar médicos regularmente e realizar os exames pedidos aumenta a chance da descoberta de um câncer no início, o que melhora o prognóstico da doença.

Todos são fatores modificáveis. Uma busca por uma vida mais saudável e que previna o surgimento de câncer passa, portanto, pela prática regular de atividades físicas, por não fumar, pelo uso de proteção solar, por uma alimentação saudável e equilibrada e por consultas médicas de rotina. Além disso, a vacinação de jovens contra o HPV tem grande influência na diminuição de casos de câncer de colo de útero, principalmente.

Na procura de minimizar o risco, alimentos industrializados aos poucos são modificados para um resultado mais saudável possível, principalmente na procura de conservantes diferentes dos atuais, que preservem a saúde alimentar no longo prazo.

A prática esportiva sem dúvida funciona como um forte fator preventivo para milhões de atletas, segundo a ciência tem demonstrado; desde a regularidade da prática até o seu entorno, composto por suplementos e protetores solares. Evidente que outros fatores são muito importantes, como a poluição das grandes metrópoles, um fator preocupante para o qual vários países estão tentando modificar, substituindo a combustão de derivados do petróleo por outras soluções não poluentes. Essa busca de substitutos dos poluentes tem sido forte e a expectativa é de que em alguns anos teremos várias soluções para a poluição ambiental, uma das causas de aumento do número de pessoas com câncer.