08/06/2018 - Por: G1

Novo ponto de coleta de eletroeletrônicos (Foto: Bruno Campos/SECOM)

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado na última terça-feira (5), o município de Macaé, através da Secretaria de Ambiente, promove programação diversificada dentro de um contexto prático, com palestras, plantio e distribuição de mudas, além de inaugurar quatro novos pontos de coleta de resíduos eletroeletrônicos na cidade. As atividades da Semana do Meio Ambiente iniciaram-se na segunda-feira (4) e vão até sábado (9). Dentro da programação, será realizada ainda a finalização do plantio do corredor verde, no bairro Sol Y Mar.

Mutirões e atividades
Dentre as atividades realizadas, destacam-se: caminhada didática, plantio de mudas nativas, mutirão de limpeza na praia do Parque Natural da Restinga do Barreto e oficina com material reciclado. No sábado (9), às 15h, haverá enriquecimento florestal com plantio de espécies nobres da Mata Atlântica em parceria com o projeto Mães Orgânicas de Macaé, no Parque Natural Municipal Atalaia.

Pontos de entrega de resíduos
Desde a úiltima segunda-feira (4), foram inaugurados quatro novos pontos de recolhimento de resíduos eletroeletrônicos, sendo no Mercado Municipal de Peixes (Centro), Centro de Convivência (Posto 2 dos Cavaleiros), Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Praça da Ampra) e no Colégio Municipal da Aroeira (Aroeira).

A destinação correta dos eletroeletrônicos oferece aos munícipes e aos órgãos da administração pública uma alternativa ambientalmente adequada até que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes implementem a logística reversa no município.

No ano de 2017, foram recolhidos pelo Programa Municipal de Coleta de Eletroeletrônicos e encaminhados para reciclagem, 3.989 quilos de resíduos, no Ponto de Entrega Voluntária (PEV), localizado na sede da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, no Alto dos Cajueiros. São considerados resíduos eletroeletrônicos: baterias, pilhas, equipamentos de informática e de telefonia, fios, cabos e materiais afins.

A reciclagem dos eletroeletrônicos evita a contaminação do ambiente por metais pesados e reintroduz matérias-primas no ciclo de produção, evitando a extração de novos materiais e diminuindo a degradação ambiental.

Para o descarte de grandes volumes, a população pode entrar em contato com os telefones (22) 2772-3571 ou (22) 2772-3377