12/11/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

Câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. As estimativas apontam cerca de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, entre eles: idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade, já que homens com peso corporal elevado tem maior risco de desenvolver câncer de próstata.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata, estão: ter uma alimentação saudável, manter peso corporal adequado, praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física diária, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, contribuindo, assim, para a prevenção do câncer.

A prática de exercício físico constante é fundamental para se ter uma vida saudável; portanto, é importante que se faça algo que goste. O pilates como atividade física é uma modalidade completa, que trabalha força muscular, equilíbrio, concentração e alongamento, além de oferecer exercício com baixo impacto para as articulações. Com tantos benefícios, o pilates possui diversas níveis de dificuldade, conseguindo evoluir de acordo com o desenvolvimento do aluno, podendo se tornar uma prática dinâmica e desafiadora.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta / Policlínica.