09/11/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

Já falamos diversas vezes aqui, na nossa coluna, sobre a importância de se praticar exercícios para a boa manutenção da saúde física e mental. Tanta insistência tem razão de ser, em função das inúmeras pesquisas que continuam sendo constantemente publicadas comprovando esses benefícios. No que diz respeito à saúde mental, uma estrutura cerebral que precisa ser destacada é o hipocampo. Esta estrutura é bastante responsiva à prática de exercícios, principalmente os aeróbicos, e atua na formação da memória e no processo de aprendizado. O hipocampo é responsável por transformar a memória de curto prazo em memória de longo prazo.

E é o conjunto desses fatores - resposta ao exercício e sua função na formação da memória e aprendizado - que faz pesquisadores avaliarem os efeitos do exercício sobre essa estrutura em particular. E foi justamente a interação hipocampo-exercício o objeto de um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Pesquisa sobre Envelhecimento, Saúde e Bem-estar da Australian National University, publicado no fim de outubro na Cerebral Cortex. Nele, 411 adultos entre 40 e 44 anos e 375 entre 60 e 64 anos foram acompanhados durante 12 anos, e demonstrou-se que maiores níveis de atividade física promovem um envelhecimento cerebral mais saudável.

Para determinar o nível de atividade física dos avaliados, os pesquisadores transformaram o vigor e o tempo de duração das atividades praticadas semanalmente, em METs (equivalente metabólico). Como resultados, os autores constataram que:

  • O aumento do nível de atividade física exerce um efeito positivo de longo prazo sobre o volume do hipocampo;
  • A inclusão de 150 minutos de atividade física moderada por semana, mesmo em idades mais avançadas, pode “atrasar” em dois anos o envelhecimento do hipocampo em idosos e indivíduos de meia idade;
  • Aumentar a intensidade e a frequência da atividade física pode ser especialmente benéfico para pessoas com predisposição genética para o Alzheimer;
  • Os benefícios da prática regular de atividades físicas são tanto mais persistentes quanto antes se iniciar a prática. Portanto, não perca tempo, quanto antes começar a se exercitar, melhor.

Os resultados desse estudo complementam outros vários existentes, que demonstram que a prática de atividades físicas de maior intensidade está relacionada com melhor atividade cognitiva e demais indicadores neurofisiológicos de saúde mental.

Portanto, praticar exercícios significa muito mais do que garantir um físico saudável. A prática de atividades físicas contribui de maneira muito importante para um melhor desempenho e maior longevidade intelectual.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta / Policlínica.