15/10/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

A campanha mundial de combate ao Alzheimer busca levantar conscientização sobre a doença e desafiar o estigma que cerca a demência. Entre as recomendações e cuidados essenciais para a manutenção da saúde e a prevenção de agravamentos em pessoas acometidas pela doença estão a prática frequente de atividade física e a organização da rotina, sempre que possível. Você sabia que o pilates pode ser uma ótima atividade para pessoas com doença de Alzheimer? Vamos entender melhor sobre seus benefícios.Estimula a memória e cognição;

  1. Promove a organização de etapas e tarefas;
  2. Estimula a coordenação e organização corporal;
  3. Mantém estímulos de rotina, interação e socialização;
  4. Mantém o corpo forte e ativo;
  5. Reforça a memória corporal;
  6. Desacelera o avanço e sequelas da doença.

Além disso, manter o cérebro ativo, ter uma rotina de exercícios e apostar numa alimentação saudável são essenciais para a prevenção de desgastes neurológicos. O pilates pode ser uma ótima opção de atividade física também nesse sentido, e ainda ajuda a frear o impacto da idade sobre o corpo, prevenindo, entre outros problemas da terceira idade, a sarcopenia ou perda de massa muscular.

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta.