16/09/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA
As crianças com Síndrome de Down devem ser constantemente estimuladas fisicamente. Isso acontece porque a Síndrome de Down é, em muitos casos, associada a algumas questões de saúde, como cardiopatias, problemas respiratórios e um tônus muscular enfraquecido. Por esse motivo, perceber que o desenvolvimento físico é fundamental facilita, desde o início, o progresso de habilidades como coordenação motora, equilíbrio e agilidade. É fundamental estimular a criança com Síndrome de Down a praticar atividades físicas, e o pilates pode ser uma ótima opção.
É indicado que as crianças realizem atividades motoras e sociais de forma integrada, que propiciem vivências novas em ambientes distintos, utilizando jogos e brincadeiras. O estúdio de pilates e seus diferentes aparelhos e acessórios podem ser uma ferramenta muito interessante e lúdica para atingir esses objetivos.
O brincar e a brincadeira ajudam a explorar o seu próprio corpo e seu ambiente, desenvolvendo uma liberdade de criar situações e de realizar movimentos que muitas vezes não são o esperado. O papel do instrutor de pilates é criar situações em atividade funcionais, que estimulem a criança de uma forma global.
Sabemos que a atividade física é de suma importância para a manutenção da qualidade de vida, da saúde e na prevenção de doenças de qualquer pessoa. A atividade física para pessoas com Síndrome de Down deve ser adequada às suas características e, principalmente, às suas necessidades.
A força muscular de pessoas com Síndrome de Down melhora à medida que a criança fica mais velha. Para acelerar este processo de ganho de força e aumento do tônus, no pilates podemos realizar exercícios resistidos que recrutem diferentes tipos de fibras musculares. Estas atividades podem fortalecer a musculatura, desde que sejam adaptadas de acordo com as características de cada indivíduo.
As atividades que trabalham força muscular vão colaborar para o desenvolvimento integral da pessoa, possibilitando uma maior facilidade em determinadas tarefas do dia a dia, que necessitam de esforços físicos.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do ge / Eu Atleta / Policlínica.