10/09/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

Depende! Vamos aos fatos: se você está sedentário há algum tempo ou com muito sobrepeso, é provável que comece com caminhadas mais leves. É importante, no primeiro momento, gerar uma adaptação para a atividade que vai praticar – no caso, a corrida. Então, nesse comecinho de exercício de adaptação, o fortalecimento não é um fator determinante.

Na corrida, a sobrecarga é de aproximadamente três vezes o seu peso corporal devido ao impacto no solo e ela é realizada através de movimentos cíclicos e repetitivos. Por isso, se o seu objetivo é levar esse esporte a sério, se dedicando e sendo regular nos treinos, é muito interessante que você se fortaleça. Com uma musculatura mais forte, é provável que você consiga se manter afastado das lesões, e com isso os treinos não precisam ser interrompidos. Alguns corredores iniciantes conseguem evoluir na parte cardíaca, mas a musculatura esquelética não acompanha, por isso um fortalecimento muscular voltado para a corrida também pode ser interessante.

Você pode não gostar de malhar em aulas de musculação, mas existem outras formas de fortalecer o corpo, como exercícios funcionais e pilates, por exemplo. Experimente diferentes opções até encontrar o que te agrada mais e insira na sua rotina. Tenha em mente que muitas lesões na corrida vêm pelo excesso de exercícios, por isso é importante você fazer treinamentos que sejam adequados às suas individualidades e respeitar os treinos mais leves e os períodos de descanso.