27/08/2021 - Por: G1 - Globo.com EU ATLETA

O cenário é o seguinte: a comida que vai para o seu prato é saudável, com frutas e vegetais, pouca carne ou quase nenhuma e sem carboidrato. Acertei? Agora, seja sincero: você está conseguindo ficar acordado e alerta durante o dia? Este tipo de estilo de vida pode até parecer “supersaudável”, mas, no fundo, pode ser o responsável por sua energia estar lá no pé. E o que é pior: pode ser o motivo pelo qual você não consegue atingir seus objetivos. A questão é que uma alimentação saudável em excesso pode drenar totalmente suas forças. Em outras palavras, a "dieta perfeita" pode transformar você em uma pessoa sonolenta e sem energia se não houver equilíbrio.

De modo geral, as pessoas escolhem dietas para perder peso, e o primeiro passo é reduzir as calorias drasticamente. Só que a combinação balanceada de alimentos fornece energia para nos manter focados e produtivos ao longo do dia. Comer o mínimo possível não funciona a longo prazo. Quando a dieta é muito restritiva, o metabolismo fica lento, fazendo a pessoa se sentir sem energia, com muito apetite no fim do dia, e acabar exagerando na próxima refeição.

Se você está se sentindo fraco, é importante ficar atento ao que está comendo. Converse com um nutricionista, que certamente vai indicar a quantidade ideal de proteína magra, grãos e gordura saudável. Depois disso, reavalie o seu estado geral. Outra atitude que pode ser a causa de fraqueza é ficar muito tempo sem comer, o que causa sonolência e moleza, sinais de que a alimentação está desregulada.

Aos poucos, você será capaz de identificar quando o corpo sentir fome. Isso irá te ajudar a ser mais consistente na nutrição e garantir que sua energia fique estável durante todo o dia.

Comer pouco carboidrato não apenas pode fazer você se sentir cansado e irritado por conta do baixo nível de açúcar no sangue, mas também levar à desidratação, o que pode causar fadiga. Isso acontece porque, para cada grama de carboidrato armazenado no corpo, há aproximadamente 2 a 3 gramas de água retidos. Quando alguém reduz a ingestão de carboidratos muito drasticamente, a água é liberada e pode haver desidratação. Cortar biscoitos e guloseimas com açúcar é mais do que compreensível, mas não deixe de ingerir carboidratos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos.

E, para os vegetarianos, banir as proteínas animais como parte da dieta não é necessariamente prejudicial à saúde, mas é importante saber como manter uma alimentação equilibrada com todos os nutrientes. Se a opção for essa, é preciso estar atendo aos níveis de vitamina B12 e ferro, para não acabar com anemia e aquela sensação de fadiga.

Resumo da ópera: coma bem, com qualidade, pratique exercício e viva uma vida saudável. O resto é conversa para te fazer dormir. E você não quer isso, certo?

* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Policlinica / ge / Eu Atleta.