10/03/2020 - Por: G1

Vacinação contra a gripe começa em 23 de março

O governo federal anunciou nesta segunda-feira (9) que os idosos e os profissionais de saúde serão os primeiros vacinados pela Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. A imunização vai começar em 23 de março – anteriormente, a abertura estava prevista para a segunda quinzena de abril.

De acordo com o Ministério da Saúde, a antecipação tem dois objetivos:

  • Facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus (2019 n-CoV);
  • Evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1). E justamente por isso pode ajudar no diagnóstico por eliminação dos profissionais de saúde com suspeita de Covid-19. Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.

O segundo aspecto diz respeito ao fato de que o número de pessoas com síndromes gripais seria muito maior se não fosse promovida a campanha de vacina.

Antes, a campanha previa primeiro imunizar as gestantes, crianças com até seis anos, mulheres até 45 dias após o parto e idosos. A mudança ocorreu para reforçar a prevenção de doenças respiratórias no público que mais tem sido afetado pelo novo coronavírus, que é formado pelos idosos.

Calendário da campanha

  • A partir de 23 de março: Idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina;

  • A partir de 16 de abril: É a vez dos professores e profissionais de segurança e salvamento;

  • A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós parto, população indígena e portadores de condições especiais;

  • Dia D de vacinação: 9 de maio