21/02/2020 - Por: Mariza Tavares / G1

Apesar dos riscos para a saúde, muitas mulheres entre a meia-idade e o começo da velhice estão consumindo álcool acima dos limites recomendáveis (Foto: Wikimedia)

Apesar dos riscos para a saúde, muitas mulheres entre a meia-idade e o começo da velhice estão consumindo álcool acima dos limites recomendáveis. O que, para início de conversa, já se trata de algo polêmico, porque um número cada vez maior de médicos avalia que todo consumo de bebida é potencialmente nocivo. De acordo com pesquisa realizada pela New Edith Cowan University (ECU), da Austrália, mulheres entre os 50 e 70 anos encaram o comportamento como algo normal e aceitável, desde que mantenham o controle da situação.

O estudo é resultado de uma parceria entre a ECU e a Aalborg University, da Dinamarca. Para as autoridades de saúde australianas, tomar mais de dois drinques por dia aumenta consideravelmente o risco de morte prematura. No entanto, para as mulheres desses dois países que foram entrevistadas, o mais importante eram atributos como o prazer social e a sensação de liberação. A única preocupação era manter a respeitabilidade, ou seja, não exagerar a ponto de pagar mico.

Uma parcela das pessoas ouvidas argumentou que fazer exercício físico “neutralizaria” os efeitos nocivos do álcool. A médica Julie Dare, professora de saúde pública e coordenadora do trabalho, afirmou que a recomendação de no máximo dois drinques por dia, e nunca mais de quatro numa única ocasião, não pareceu ter relevância para as entrevistadas.

Segundo ela, enquanto mulheres jovens têm bebido menos, a tendência não se verifica entre as mais velhas em países como Austrália, Dinamarca e Reino Unido. Principalmente entre as australianas, o hábito de tomar um drinque depois de um dia pesado ou quando têm um aborrecimento era amplamente aceito. O estudo foi publicado na revista científica Sociology of Health & Illness. Pesquisa feita ano passado pela escola de medicina da New York University mostrava que cerca de 10% dos indivíduos acima de 65 anos bebiam pesadamente, se expondo a uma série de doenças. Beber sem moderação é ruim em todas as idades, mas as complicações são maiores na velhice, a começar pelo risco aumentado para quedas. Some-se a isso a presença de doenças crônicas ou o uso de medicamentos - ou ambos.