18/12/2019 - Por: Secom Macaé

A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, está atenta ao trabalho de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, a Secretaria Estadual de Saúde já alertou para o aumento da incidência de casos de dengue tipo 2 no próximo ano. “É importante que a população redobre o cuidado e ficar atenta aos depósitos que acumulam água e manter o quintal limpo”, frisou.

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão intensificando as ações nos bairros, com visitas domiciliares, orientação, eliminação de criadouros e aplicação de larvicida.

“A população deve sempre lembrar que o combate ao Aedes tem que acontecer durante todo ano e, para evitar que os ovos do mosquito, que necessitam de água parada se proliferem, bastam apenas 10 minutos por semana”, reforçou Daniela.

Ela também acrescentou que o grupo Gestor de Combate ao Aedes já está alerta e vem se reunindo visando o fortalecimento das ações, através de um trabalho intersetorial e de sensibilização da população.

Segundo Daniela, a preocupação dos especialistas é de que como o sorotipo 2 teve pouca circulação, há uma quantidade maior de pessoas suscetíveis à doença e o que pode aumentar o número de notificações por este vírus. “A melhor prevenção é a eliminação de criadouros do mosquito. As pessoas devem mobilizar os familiares, vizinhos e colegas de trabalho para que reservem um tempinho para verificar se há possíveis focos”.

Cuidados

Para controlar a proliferação do mosquito, a orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.

Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias, e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.