02/12/2019 - Por: SBD

Tema da campanha 2019

A campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que marca todo o último mês do ano com inúmeras ações de conscientização sobre o câncer da pele, teve abertura oficial nesta sexta-feira, 29 de novembro, no Rio de Janeiro. Realizada desde 2014, a iniciativa enfatiza a importância do diagnóstico precoce para a prevenção desse tipo de tumor, o mais comum no país e no mundo, reforçando a necessidade de atitudes fotoprotetoras simples no dia a dia (saiba mais abaixo). Na abertura do encontro, o presidente da SBD, Sérgio Palma, traçou um histórico das campanhas de câncer da pele promovidas nacionalmente pela SBD desde 1998 e comentou sobre os vários tipos de tumor. Também apresentou a campanha atual da sociedade médica intitulada “Um sinal pode ser câncer de pele”, conclamando a participação de todos neste movimento de conscientização.

"Convidamos a população, médicos dermatologistas e artistas para participar de forma coletiva e proativa em suas mídias, e assim levar informação e educação em saúde sobre o câncer da pele, que é o tipo mais comum do que qualquer outro tipo de tumor e também o mais negligenciado”, disse, lembrando que o Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência de câncer da pele no país, ou seja, os casos da doença não são restritos às cidades litorâneas e os cuidados diários com a pele devem ser feitos regularmente por todos. “É uma questão cultural. O país inteiro precisa ser cuidado em relação a esse problema”, comenta o presidente. "A negação como uma forma de lidar com a doença é uma das causas pela demora na procura pelo atendimento médico", frisa o vice-presidente da SBD, Mauro Enokihara.

Em sua sexta edição, o Dezembro Laranja alerta para os #sinaisdocâncerdepele para a detecção e tratamento precoces com o médico dermatologista, atitude que contribui para elevar os percentuais de cura. Dados mostram que o câncer da pele representa 30% de todos os diagnósticos da doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra a cada ano cerca de 180 mil novos casos.

A doença é grave e não deve ser menosprezada. O câncer da pele existe, as pessoas têm esse problema no Brasil, mas por outro lado também há mais tratamentos para doença. Entretanto, queremos chamar a atenção das pessoas para o melhor tratamento que é o diagnóstico precoce”, considera o coordenador da Campanha Nacional de Câncer da Pele, Elimar Gomes.

Durante a cerimônia foram exibidos três vídeos com depoimentos reais de pessoas que tiveram câncer da pele. Elas contam como descobriram a doença e lidaram com essa experiência.

“Não devemos negligenciar. Entre os diferentes tumores de pele, o mais comum e de menos mortalidade é câncer da pele não melanoma; já o melanoma, é o menos frequente na população brasileira, mas também o mais agressivo. Portanto, estamos trabalhando de maneira ativa enfatizando a necessidade da prevenção por meio de exame clínico com o médico dermatologista”, explica Sérgio Palma.

Participaram da solenidade integrantes da Diretoria da SBD Nacional biênio 2019/2020, captaneada pelo presidente Sérgio Palma, o coordenador da Campanha Nacional de Câncer da Pele, Elimar Gomes, além de médicos dermatologistas e celebridades, entre elas, a repórter esportista Glenda Kozlowski, embaixadora do Dezembro Laranja, Rosamaria Murtinho, Nívea Maria e Carlinhos de Jesus.

"Dezembro é o mês para informar que os cuidados com a pele vão além da estética, pois trata-se de saúde, e que a ida ao dermatologista está acima dos cuidados com a beleza. Espero ajudar a disseminar o trabalho da SBD por meio do #dezembrolaranja e colaborar com a propagação da informação para que as pessoas olhem para o câncer de pele com a seriedade que o tema merece", afirma Glenda.