24/10/2019 - Por: G1

Parceria inédita entre o Facebook e o Centro de Valorização da Vida lançou serviço de inteligência artificial na prevenção ao suicídio (Divulgação/CVV)

O Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Facebook anunciaram nesta terça-feira (22) uma parceria para o lançamento de um bot no Messenger, que vai ajudar a obter informações e a direcionar o atendimento na prevenção ao suicídio. Chamado de "Sala de Espera do CVV", a tecnologia vai direcionar pessoas precisando de ajuda aos números de contato e canais de ajuda do CVV, além de tirar dúvidas de como fazer doações ou se tornar um voluntário. O objetivo da ferramenta não é fornecer atendimento de fato, mas direcionar quem precisa para os principais modos de atendimento do CVV, como o telefone 188, sem custo de ligação, o chat no site ou e-mail.

Segundo Elaine Macedo, porta-voz e voluntária do CVV, além da agilidade no atendimento, o bot vai permitir que os 3 mil voluntários do Centro se dediquem à atividade de atender quem precisa falar com alguém urgência.

O objetivo do CVV não é substituir terapia ou auxílio médico, segundo Elaine, mas ser um "amigo provisório", que poderá ter um ouvido atento, durante a conversa. No ano passado, o Centro recebeu mais de 3 milhões de ligações em todo o Brasil.

O CVV aposta em tecnologia desde que surgiu, há 57 anos: já nos anos 1960 fazia atendimento pelo telefone, mesmo com baixa difusão de aparelhos no Brasil. "Fomos a primeira organização para prevenção do suicídio no mundo a usar o chat no nosso website como forma de atendimento", disse Macedo.

A ideia do bot foi inspirada numa iniciativa dos Alcoólicos Anônimos (AA), que criou um robô de atendimento para ajudar pessoas, em especial os mais jovens, a procurar informação sobre o alcoolismo.

Ferramentas de auxílio

O Facebook já conta com ferramentas especializadas no auxílio ao suicídio. Muitas vezes as pessoas compartilham informações que indicam tendência ao suicídio ou automutilação e, nesses casos, o usuário pode escolher "denunciar a publicação", clicando na seta no canto direito superior do post.

Aquele que fez a postagem receberá, então, uma mensagem da rede social avisando que um de seus amigos está preocupado (sem identificar quem), oferecendo algumas opções possíveis: enviar uma mensagem a um amigo, conversar com um agente do CVV pelo telefone, chat ou e-mail ou ainda receber dicas do que fazer. Esse tipo de iniciativa é oferecido pelo Facebook há 10 anos e está desde 2016 no Brasil.

Em casos de risco iminente, o Facebook inclusive aciona socorristas e envia ajuda física. Segundo Daniele Kleiner, gerente de programas de bem-estar do Facebook na América Latina, no ano passado 3.500 pessoas foram atendidas por socorristas em todo mundo por intermédio da rede social.