10/06/2019 - Por: G1

Pesquisa encontrou fungos e bactérias em umidificadores de ar e climatizadores (Foto: Reprodução / EPTV)

Um estudo realizado pela Faculdade de Biomedicina da UniMetrocamp, em Campinas (SP), constatou até 392 mil fungos e bactérias em climatizadores e 22 mil microorganismos em umidificadores de ar. As pesquisadoras da instituição relatam surpresa com quantidade verificada nas análises e fazem um alerta para evitar contaminações durante uso no inverno.

As bactérias e fungos foram encontrados tanto na saída de ar das máquinas, quanto nos reservatórios de água. No caso específico dos umidificadores, os microorganismos estão relacionados às doenças respiratórias registradas com frequência nesta época do ano.

"Estes microorganismos são oportunistas. Se o seu sistema imunológico estiver bom, dificilmente você vai ter problemas com eles. Mas se você já estiver debilitado, com algum problema respiratório ou alguma doença de base, eles são preocupantes", destaca a pesquisadora Rosana Siqueira, doutora em ciências de alimentos. O estudo ocorreu durante três meses e também foi conduzido pela estudante de biomedicina Denise Siqueira.

"A vaporização elimina as gotículas, ficam suspensas, e a pessoa pode inalar esses agentes infecciosos. Pode ser um material que transmite doenças em vez de melhorar os sintomas", explica o médico infectologista Rogério de Jesus Pedro.

Alertas
A recomendação da pesquisadora para evitar contaminações é ter cuidado com a limpeza dos climatizadores e umidificadores. "O reservatório de água, se não dá para tirar para limpar, usa algodão com álcool 70% ou uma esponja para realizar a higienização. Sempre guardar esse reservatório seco, nunca guardar com água, porque ela favorece essa proliferação e o aumento desses microorganismos", destaca Rosana.