27/09/2018 - Por: Metro Jornal

A baixa doação de órgãos e tecidos no país diante da demanda impede que a fila de transplantes caia. No 1º semestre do, cerca de 15 mil pacientes entraram nas listas de espera por uma doação, enquanto o total de procedimentos foi de 11.653. O alerta é feito pela ABTO (Associação Brasileira de Doação de Órgãos) para conscientizar a população da importância de doar órgãos, objetivo do Dia Nacional de Doação de Órgãos, lembrado hoje (27).

O Brasil tem atualmente 32.716 pacientes cadastrados em lista de espera de transplante. De acordo com dados divulgados pela ABTO, a maior necessidade é de rins: há mais de 21 mil pessoas na fila à espera desse órgão, que pode ser doado por uma pessoa viva. E o total de transplantes renais no primeiro semestre caiu 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Um dos maiores fatores que contribui para esse reduzido número de procedimentos é a falta de conscientização dos familiares e responsáveis do doador, que acabam barrando por não saberem se o paciente queria ou não doar.

Para doar, basta querer e avisar família

Para ser doador de órgãos, não precisa assinar nenhum papel. Mesmo a indicação de que é o desejo da pessoa em documentos como RG e CNH não basta. Só com autorização da família é que a doação é efetivada, diz o presidente da ABTO, Paulo Pêgo Fernandes. Portanto, ressalta ele, é importante avisar aos familiares o desejo de ser doador.

Em 18 de novembro deste ano, será realizada no Centro Histórico de São Paulo,  a  primeira  prova  em  que  todos  os  participantes  deverão, obrigatoriamente, declarar-se doadores de órgãos. Serão percursos de 4km e 8km, com caminhada, corrida e revezamento. É a Corrida pela Doação de Órgãos.

As inscrições podem ser feitas através do site www.corridapeladoacaodeorgaos.com.br